segunda-feira, 28 de novembro de 2016

El comandante!



A propósito da morte de Fidel Castro, reproduzo texto da jornalista Lúcia Helena Issa. Tive a oportunidade de conhecer Cuba por ocasião do Congresso Internacional de Pedagogia, em 1990. Apesar dos embargos que a ilha sofreu a partir da Revolução Cubana e das restrições que lhe foram impostas, a população (que não emigrou para Miami) ainda acredita nos ideais socialistas e chora a morte do seu grande líder. 

“Morei em CUBA durante alguns meses quando estava terminando a faculdade de jornalismo, para descobrir o que sentiam, com o que sonhavam e como viviam os cubanos e para escrever a minha dissertação que acabaria se transformando em um livro premiado pelo governo federal. Uma imensa tristeza toma conta de minha alma ao saber da morte do Comandante FIDEL CASTRO. Tenho visto hoje, como esperado, a ira, a agressividade assustadora e a pobreza espiritual, caminhando rapidamente pelas redes sociais ao lado de seus pais, o desconhecimento, o medo e a ignorância. 

Vc sabe quem foi o ditador de direita Fulgêncio Batista, a quem Fidel derrubou com a ajuda de milhares de jovens cubanos? Vc sabe quem foi Fidel ? Vc sabia que Fidel nasceu em uma família rica de Cuba e descobriu ao crescer que grande parte das crianças da ilha estavam morrendo de desnutrição? Vc sabia que , segundo a ONU, antes da Revolução de Fidel, a maior parte das terras da ilha estava em poder dos americanos, que pagavam 50 centavos de peso por 12 horas de trabalho de um cubano? E que de 1, 5% das terras pertencia aos escravagistas e latifundiários da ilha? Vc sabia que, um ano antes de a Revolução triunfar em Cuba, 60% dos cubanos vivia em bohios, uma favela ainda mais pobre e triste do que qualquer favela que vc tenha visto? Vc sabia que antes de Fidel, 43% dos adultos eram analfabetos, e 47 % das crianças não ia a escola, e hoje o analfabetismo foi praticamente erradicado na ilha? Vc sabia que 30 % da capital, Havana, antes do triunfo de Che e Fidel , não recebia eletricidade, pois eram os americanos que decidam quem merecia ter eletricidade e quem não merecia? Vc sabia que a soma das apostas nos cassinos cubanos diariamente era de 266,000 dólares, mas nada desse dinheiro ia para escolas ou hospitais mas apenas para um grupo de mafiosos cubanos? Vc sabia o ditador Batista afirmava que o jogo era ilegal na ilha, porque assim uma parte do dinheiro, 32.000 dólares , que em 1958 era uma quantia infinitamente maior que hj, ia para seus policiais corruptos e para ele mesmo, enquanto ele dizia para o mundo que o jogo era ilegal em Cuba? Vc sabia que Batista investia apenas em cassinos e prostituição? Vc sabia que Cuba teve, depois de Che Guevara como ministro e médico, índices tao baixos de mortalidade infantil quanto os da Suiça? VC sabia que, mesmo com o embargo comercial criminoso dos EUA contra cuba, durante muitos anos, a ilha teve o melhor sistema de saúde do continente, conseguindo erradicar muitas doenças , atendendo 100"% de sua gente, e ainda atendendo milhares de pacientes italianos e brasileiros, que iam para a ilha para tentar curar doenças de pele, vitiligo, etc, e para ter mais qualidade de vida? Vc sabia que Fidel sofreu mais de 20 tentativas de assassinato dos EUA ? Vc sabia que nos meses em que morei em Havana, jamais vi uma criança de rua ou uma criança faminta? O jovem Fidel foi um grande homem. O Fidel que conhecemos depois talvez tenha se tornado duro demais e tenha cometido muitos erros, sim, como todos cometemos. 

Mas vc se perguntou por que o NEW YORK TIMES o chamou de um ‘revolucionário que desafiou os EUA’. Vc se perguntou por que tantos jornais italianos o homenagearam hj? Vc se perguntou por que muitos franceses choraram por ele? Ou por que o Papa Francisco, assim como eu, falou de sua imensa tristeza hoje e lamentou a morte de Fidel?? Ou por que Mandela era seu amigo pessoal? Tente buscar respostas, leia, pesquise, não deixe a ira cegar vc. Reflita. 

Durante essa semana, publicarei uma parte do texto que escrevi para um livro na Itália sobre Fidel e do texto que escrevi, a pedido de minha amiga Marília Carvalho Guimarães, para um livro sobre Fidel. Nesse momento, deixo aqui minha dor, minha imensa tristeza pela morte do Comandante Fidel, pelo momento que o mundo vive, pelas injustiças do mundo, pelos refugiados, pelas guerras, pelo assassinato de Che Guevara, cuja filha conheci em Cuba, pela imensa desigualdade no Brasil e por todas as nossas perdas. A menina que vive em mim, Comandante Fidel, sonhava com Cuba e conheceu o seu legado em Havana. A menina que vive em mim ainda sonha com um mundo mais justo".

Por Lúcia Helena Issa, jornalista.