sábado, 28 de novembro de 2015

Uber versus táxis (por dentro do conflito)

por Fernanda Franck, Porto Alegre

Vamos esclarecer os fatos, diante de tantos comentários estúpidos que tenho visto nas redes sociais.

Para que serve o Uber? O Uber é um aplicativo que permite ao cidadão chamar um motorista que forneça um serviço semelhante ao serviço de Táxi. Correto? Uma espécie de "carona coletiva privada", eu diria.

No meu ponto de vista, não acho nem um pouco seguro tu entrares num carro com pessoas desconhecidas, para pagar menos. Mas, cada um arrisca o seu pescoço como bem entender. Em segundo lugar, não é um serviço legalizado.

     No entanto, NÃO CONCORDO, em hipótese alguma, com o que ocorreu com o motorista no estacionamento do Carrefour, aqui em Porto Alegre, na última quinta-feira.

A VIOLÊNCIA NUNCA IRÁ LEVAR À NADA, a não ser à degradação do ser humano.

O que ocorre (e na maioria das vezes, inclusive, onde o assunto é “taxista”) é que levam junto e para o lado negativo uma categoria de pessoas que trabalha HONESTAMENTE, TODOS os dias, arriscando suas vidas, porque não se tem segurança alguma para trabalhar! Sim, porque os assaltos aos taxistas estão cada vez mais cruéis. E, aqui em Porto Alegre, não se têm cabines fechadas nos carros de táxi e à prova de tiros, como em outras cidades!

Segurança - eis aí uma questão que não somente afeta os taxistas, mas todas as categorias de trabalho: nas ruas, em tudo que é lugar. Não se tem segurança! A violência cresce cada vez mais - até quando se está numa parada de ônibus escura, tarde da noite. Quando chega teu ônibus, tu pensas: "ufa, agora estou seguro". Dentro dos ônibus, no entanto, não se está seguro! Estão matando a esmo em qualquer lugar!

Meu pai é taxista, já trabalha na área há alguns anos. Tem motoristas que trabalham pra ele, com clientes fidelíssimos. Eles e meu pai trabalham de maneira HONESTA e sempre muito atenciosos com o pessoal que eles atendem. Nunca houve problemas com nenhum passageiro. Não só meu pai. Tenho amigos taxistas, que trabalham com isso porque gostam, o fazem com prazer.

Então, ficar dizendo por aí, a torto e a direito, que taxista “é tudo ladrão”: cuidado com o que vocês dizem, porque não são todos! Há uma minoria que leva pra lama vários trabalhadores que suam a camisa para trazerem o pão de cada dia para dentro de suas casas!


Taxista é sim uma profissão digna de respeito! No mínimo, RESPEITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário